segunda-feira, 21 de março de 2011

REGULAMENTOS DE PROVAS

REGULAMENTO OFICIAL DE PROVAS
Artigo 1.º
(DISPOSIÇÕES GERAIS)
Os Clubes, cujo pedido de filiação seja aprovado pela APBASA, ficam obrigados a aplicar e respeitar integralmente este Regulamento.

Artigo 2.º
(CALENDÁRIO DAS PROVAS REGIONAIS)

A Época Desportiva da APBASA terá início no terceiro Domingo de Fevereiro e as provas da sua responsabilidade integrarão o seguinte Calendário:
a) Campeonato Regional de Mão a Mão, no 3.º Domingo de Fevereiro, conjuntamente com a eliminatória Nacional de Mão a Mão;
b) Torneio Aniversário da APBASA, no Domingo mais próximo do dia 9 de Março;
c) Campeonato Regional de Dupletes, no 3.º Domingo de Março, conjuntamente com a eliminatória do Nacional de Dupletes;
d) Campeonato Regional de Tripletes, no 3.º Domingo de Abril, conjuntamente com a eliminatória Nacional de Tripletes;
e) Taça “APBASA”, no Domingo mais próximo de 10 de Junho;
f) Torneio "Encerramento", no 3.º Domingo de Outubro ou em data próxima, de modo a fazer o encerramento oficial da Época Desportiva Oficial;
g) Taça Assiduidade, por somatória de pontos;
h) Campeonato Regional de Clubes, por somatório de pontos.

Artigo 3.º
(PARTICIPAÇÃO)

Ficam todos os Clubes filiados, obrigados a apresentar um mínimo de duas equipas por Torneio, independentemente de ser organizado pela APBASA ou por Associado. Caso tal não se verifique, ficam obrigados ao pagamento ao organizador do Torneio do valor equivalente ao da inscrição da(s) equipa(s) em falta.

Artigo 4.º
(PRÉMIOS E DISTINÇÕES)

Para além dos prémios, que obrigatoriamente serão atribuídos em cada torneio (aos três primeiros classificados no Campeonato e Consolação), haverá no final de cada Época Desportiva, a atribuição de vários Prémios e Distinções, a Clubes e Atletas, de acordo com as prestações que conseguirem durante a temporada finda, seguindo os seguintes critérios:
a) Campeão Regional de Mão a Mão, será atribuído aos atletas vencedores da prova (Masculinos e Femininos, em todas as categorias em que se tenha disputado a competição);
b) Campeão Regional de Dupletes, será atribuído aos atletas vencedores da prova (Masculinos e Femininos, em todas as categorias em que se tenha disputado a competição);
c) Campeão Regional de Tripletes, será atribuído aos atletas vencedores da prova (Masculinos e Femininos, em todas as categorias em que se tenha disputado a competição);
d) Taça Assiduidade, será atribuída ao clube com maior número de presenças em provas (contam todas as provas do calendário oficial da APBASA, exceptuando-se as organizadas pela/ou no âmbito da FPP);
e) Campeão Regional de Clubes, será atribuído ao clube com maior pontuação (torneios pontuáveis) na época finda;
f) Melhor Atleta Masculino da APBASA, será atribuído ao atleta que durante a época tenha obtido o maior número de pontos, na variante de Tripletes (só do Campeonato), nos torneios pontuáveis do calendário Regional;
g) Melhor Atleta Feminino da APBASA, será atribuído à atleta que durante a época tenha obtido o maior número de pontos, nos torneios pontuáveis do calendário Regional (Mão a Mão, Dupletes e Tripletes);
h) Atleta mais idoso, em competição, será atribuído ao atleta mais velho em competição e que tenha competido no mínimo três torneios regionais;
i) Atletas mais jovem, em competição, será atribuído ao atleta mais novo em competição e que tenha competido no mínimo três torneios regionais;
j) 1.º Classificado Regional da Consolação, será atribuído ao atleta que durante a época tenha obtido o maior número de pontos, na variante de Tripletes (só da Consolação), nos torneios pontuáveis do calendário Regional.

Artigo 5.º
(CAMPEONATO REGIONAL DE MÃO A MÃO)
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 – O Campeonato regional de Mão a Mão, em conjunto com a eliminatória Nacional (torneio não pontuável) disputa-se individualmente e nas seguintes categorias:
a) Absolutos;
b) Sénior Feminino;
c) Júnior Masculino;
d) Júnior Feminino;
e) Cadete Masculino;
f) Cadete Feminino;
g) Infantil Masculino;
h) Infantil Feminino.
1.2 – As inscrições deverão ser feitas até à sexta-feira anterior ao dia da competição;
1.3 – Os Sorteios realizar-se-ão no sábado anterior ao dia da competição;
1.4 – O sorteio apurará quatro jogadores por série (ter sempre presente que não devem jogar na mesma série dois jogadores do mesmo Clube, só excepcionalmente essa situação poderá acontecer, quando o número de jogadores do mesmo Clube for superior ao número de séries);
1.5 – No caso de o número de jogadores inscritos na respectiva categoria, ser igual ou inferior a oito, a competição desenrolar-se-á em jogos de todos contra todos, sendo o sistema de pontuação constante no anexo 1 deste Regulamento.
2. COMPETIÇÃO
2.1
– O Torneio terá início pelas 9:30 horas;
2.2 – Os jogos em cada grupo, desenrolar-se-ão até aos treze pontos da seguinte forma:
a) Primeira ronda, números pares contra números pares e impares contra impares;
b) Segunda ronda, vencedores contra vencedores e vencidos contra vencidos;
c) Após apurado um jogador com duas vitórias, os jogadores que têm uma vitória cada, disputarão entre si um jogo de desempate a onze pontos, de modo a que seja apurado o que obtiver a segunda vitória;
d) Após efectuado o apuramento nos grupos, será feito novo sorteio para alinhá-los para eliminatória directa até ficarem somente quatro jogadores (esta fase terá de ser disputada em campos marcados).
2.3 – Os quatro Jogadores assim apurados, jogarão seguindo o mesmo sistema anteriormente estabelecido, apurando-se os vencedores para disputar o primeiro e segundo lugar (Final) e os dois vencidos para disputarem o terceiro e quarto lugar, estes quatro jogadores serão apurados para a fase final do Campeonato Nacional;
2.4 – Obrigatoriamente serão atribuídos prémios até ao terceiro lugar, com a seguinte designação:
a) - 1.º Classificado - Campeão Regional “Categoria” de Mão a Mão da APBASA;
b) - 2.º Classificado – Vice-Campeão Regional “Categoria” de Mão a Mão da APBASA;
c) - 3.º Classificado – Terceiro classificado “Categoria” de Mão a Mão do Campeonato Regional da APBASA.

Artigo 6.º
(TORNEIO ANIVERSÁRIO)
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 – O Torneio disputa-se em Tripletes (torneio pontuável);
1.2 – As inscrições das Tripletes deverão ser feitas até às nove horas do dia da competição;
1.3 – O Sorteio realizar-se-á imediatamente a seguir à hora limite para a recepção das inscrições;
1.4 – O sorteio apurará quatro equipas por série (ter sempre presente que não devem jogar na mesma série duas equipas do mesmo Clube, só excepcionalmente essa situação poderá acontecer, quando o número de equipas do mesmo Clube for superior ao número de séries).
1.5 - No caso de o número de jogadores inscritos na respectiva categoria, ser igual ou inferior a oito, a competição desenrolar-se-á em jogos de todos contra todos, sendo o sistema de pontuação constante no anexo 1 deste Regulamento.
2. COMPETIÇÃO
2.1
– O Torneio terá início pelas dez horas;
2.2 – Os jogos em cada grupo, desenrolar-se-ão até ao tempo limite, entre 40 a 50 minutos (ver regulamento de tempo);
a) Primeira ronda, números pares contra números pares e impares contra impares;
b) Segunda ronda, vencedores contra vencedores e vencidos contra vencidos;
c) Após apurada uma equipa com duas vitórias, as equipas que têm uma vitória cada, disputarão entre si um jogo de desempate a onze pontos, dentro do tempo regulamentar de 40 a 50 minutos, de modo a que seja apurada a segunda equipa com duas vitórias;
d) As equipas que obtiverem duas vitórias irão disputar o Troféu Aniversário, as outras irão disputar outro(s) Troféu(s) com a designação a atribuir.
2.3 – Para a disputa das competições mencionadas na alínea d) do ponto, serão efectuados novos sorteios que alinharão as equipas para eliminatórias directas, para que se vão eliminando até ficarem reduzidas a quatro equipas (1/2 Finais);
2.4 – As quatro equipas assim apuradas (em cada competição) jogarão seguindo o mesmo sistema anteriormente estabelecido, apurando-se as vencedoras para disputar o primeiro e segundo lugar (Final) e as duas vencidas para disputarem o terceiro e quarto lugar;
2.5 – Excepcionalmente este torneio poderá ser disputado em pares ou singulares femininos e ou em categorias (Infantil, Cadete e Júnior), se o número de inscrições destas categorias à data do encerramento das mesmas, for igual ou superior a 8 equipas;
2.6 – Obrigatoriamente serão atribuídos prémios até ao terceiro lugar.

Artigo 7.º
(TAÇA APBASA)

1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1
– O Torneio disputa-se em Tripletes (torneio pontuável) e será sempre realizado, de forma rotativa, nas diversas localidades, e ou, Clubes associados;
1.2 – As inscrições das Tripletes deverão ser feitas até às nove horas do dia da competição;
1.3 – O Sorteio realizar-se-á imediatamente a seguir à hora limite para a recepção das inscrições;
1.4 – O sorteio apurará quatro equipas por série (ter sempre presente que não devem jogar na mesma série duas equipas do mesmo Clube, só excepcionalmente essa situação poderá acontecer, quando o número de equipas do mesmo Clube for superior ao número de séries).
1.5 - No caso de o número de jogadores inscritos na respectiva categoria, ser igual ou inferior a oito, a competição desenrolar-se-á em jogos de todos contra todos, sendo o sistema de pontuação constante no anexo 1 deste Regulamento.
2. COMPETIÇÃO
2.1
– O Torneio terá início pelas dez horas;
2.2 – Os jogos em cada grupo, desenrolar-se-ão até aos treze pontos desde que não ultrapassem o tempo regulamentar "entre 40 a 50 minutos":
a) Primeira ronda, números pares contra números pares e impares contra impares;
b) Segunda ronda, vencedores contra vencedores e vencidos contra vencidos;
c) Após apurada uma equipa com duas vitórias, as equipas que têm uma vitória cada, disputarão entre si um jogo de desempate a onze pontos (dentro do tempo regulamentar de 40 a 50 minutos), de modo a que seja apurada a segunda equipa com duas vitórias;
d) As equipas que obtiverem duas vitórias irão disputar a Taça APBASA, as outras irão disputar outra(s) Taça(s) com a designação a atribuir.
2.3 – Para a disputa das competições mencionadas na alínea d) do ponto, serão efectuados novos sorteios que alinharão as equipas para eliminatórias directas, para que se vão eliminando até ficarem reduzidas a quatro equipas (1/2 Finais);
2.4 – As quatro equipas assim apuradas (em cada competição) jogarão seguindo o mesmo sistema anteriormente estabelecido, apurando-se as vencedoras para disputar o primeiro e segundo lugar (Final) e as duas vencidas para disputarem o terceiro e quarto lugar;
2.5 – Excepcionalmente este torneio poderá ser disputado em pares femininos, dependendo do número de inscrições desta categoria à data do encerramento das mesmas;
2.6 – Obrigatoriamente serão atribuídos prémios até ao terceiro lugar.

Artigo 8.º
(CAMPEONATO REGIONAL DE TRIPLETES)

1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1
– O Torneio realizado em conjunto com a eliminatória Nacional (torneio não pontuável), disputar-se-á num só dia, com equipas formadas por três jogadores (Triplete) do mesmo clube e do mesmo escalão etário (poderão constituir-se equipas mistas e de diversos escalões etários, no caso de não se realizar a competição para esses escalões por insuficiência de equipas);
1.2 – Serão disputadas, todas as categorias (Absolutos, Sénior Feminino, Júnior Masculino, Júnior Feminino, Cadete Masculino, Cadete Feminino, Infantil Masculino e Infantil Feminino), cujo número de inscrições seja igual ou superior a 4 Tripletes;
1.3 – As inscrições deverão ser feitas até à sexta-feira anterior ao dia da competição;
1.4 – O Sorteio realizar-se-á no sábado anterior ao dia da competição;
1.5 – O sorteio apurará quatro equipas por série (ter sempre presente que não devem jogar na mesma série duas equipas do mesmo Clube, só excepcionalmente essa situação poderá acontecer, quando o número de equipas do mesmo Clube for superior ao número de séries).
1.6 - No caso de o número de jogadores inscritos na respectiva categoria, ser igual ou inferior a oito, a competição desenrolar-se-á em jogos de todos contra todos, sendo o sistema de pontuação constante no anexo 1 deste Regulamento.
2. COMPETIÇÃO
2.1
– O Torneio terá início pelas 9:30 horas em campos marcados;
2.2 – Os jogos de apuramento em cada série, desenrolar-se-ão até aos treze pontos da seguinte forma:
a) Primeira ronda, números pares contra números pares e impares contra impares;
b) Segunda ronda, vencedores contra vencedores e vencidos contra vencidos;
c) Terceira ronda, após apurada uma equipa com duas vitórias, as equipas que têm uma vitória cada, disputarão entre si um jogo de desempate a onze pontos, de modo a que seja apurada para a fase seguinte a vencedora;
d) Após apuramento das equipas com duas vitórias será feito novo sorteio para alinhá-las para eliminatória directa (bota-fora), até ficarem somente quatro equipas (esta fase será disputada em campos marcados);
2.3 – As quatro equipas assim apuradas, jogarão seguindo o mesmo sistema anteriormente estabelecido, apurando-se as vencedoras para disputar a final (primeiro e segundo lugar) e as duas vencidas para disputarem o terceiro e quarto lugar, estas quatro equipas serão apuradas para a fase final do Campeonato Nacional;
2.4 – Obrigatoriamente serão atribuídos prémios até ao terceiro classificado, com a seguinte designação:
a) - 1.º Classificado - Campeão Regional “Categoria” de Tripletes da APBASA;
b) - 2.º Classificado – Vice-Campeão Regional “Categoria” de Tripletes da APBASA;
c) - 3.º Classificado – Terceiro classificado “Categoria” do Campeonato Regional de Tripletes da APBASA;

Artigo 9.º
(CAMPEONATO REGIONAL DE DUPLETES)

1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1
– O Torneio realizado em conjunto com a eliminatória Nacional (torneio não pontuável), disputar-se-á num só dia, com equipas formadas por dois jogadores (Duplete) do mesmo clube e do mesmo escalão etário (poderão constituir-se equipas mistas e de diversos escalões etários, no caso de não se realizar a competição para esses escalões por insuficiência de equipas);
1.2 – Serão disputadas, todas as categorias (Absolutos, Sénior Feminino, Júnior Masculino, Júnior Feminino, Cadete Masculino, Cadete Feminino, Infantil Masculino e Infantil Feminino), cujo número de inscrições seja igual ou superior a 4 Dupletes;
1.3 - As inscrições deverão ser feitas até à sexta-feira anterior ao dia da competição;
1.4 – O Sorteio realizar-se-á no sábado anterior ao dia da competição;
1.5 – O sorteio apurará quatro equipas por série (ter sempre presente que não devem jogar na mesma série duas equipas do mesmo Clube, só excepcionalmente essa situação poderá acontecer, quando o número de equipas do mesmo Clube for superior ao número de séries).
1.6 - No caso de o número de jogadores inscritos na respectiva categoria, ser igual ou inferior a oito, a competição desenrolar-se-á em jogos de todos contra todos, sendo o sistema de pontuação constante no anexo 1 deste Regulamento.
2. COMPETIÇÃO
2.1
– O Torneio terá início pelas 9:30 horas em campos marcados;
2.2 – Os jogos de apuramento em cada série, desenrolar-se-ão até aos treze pontos da seguinte forma:
a) Primeira ronda, números pares contra números pares e impares contra impares;
b) Segunda ronda, vencedores contra vencedores e vencidos contra vencidos;
c) Terceira ronda, após apurada uma equipa com duas vitórias, as equipas que têm uma vitória cada, disputarão entre si um jogo de desempate a onze pontos, de modo a que seja apurada para a fase seguinte a vencedora;
d) Após apuramento das equipas com duas vitórias será feito novo sorteio para alinhá-las para eliminatória directa (bota-fora), até ficarem somente quatro equipas (esta fase será disputada em campos marcados).
2.3 – As quatro equipas assim apuradas, jogarão seguindo o mesmo sistema anteriormente estabelecido, apurando-se as vencedoras para disputar a final (primeiro e segundo lugar) e as duas vencidas para disputarem o terceiro e quarto lugar, estas quatro equipas serão apuradas para a fase final do Campeonato Nacional;
2.4 – Obrigatoriamente serão atribuídos prémios até ao terceiro classificado, com a seguinte designação:
a) - 1.º Classificado - Campeão Regional “Categoria” de Dupletes da APBASA;
b) - 2.º Classificado – Vice-Campeão Regional “Categoria” de Dupletes da APBASA;
c) - 3.º Classificado – Terceiro classificado “Categoria” do Campeonato Regional de Dupletes da APBASA.

Artigo 10.º
(TAÇA ENCERRAMENTO)

1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 – O Torneio (torneio pontuável) disputa-se em Tripletes e sempre que possível será realizado no Alentejo, ou onde a Direcção da APBASA designar, tendo sempre em conta os reais interesses dos Clubes e da Associação;
1.2 – As inscrições deverão ser feitas até às nove horas do dia da competição.
1.3 – O Sorteio realizar-se-á imediatamente a seguir à hora limite para a recepção das inscrições;
1.4 – O sorteio apurará quatro equipas por série (ter sempre presente que não devem jogar na mesma série duas equipas do mesmo Clube, só excepcionalmente essa situação poderá acontecer, quando o número de equipas do mesmo Clube for superior ao número de séries).
1.5 - No caso de o número de jogadores inscritos na respectiva categoria, ser igual ou inferior a oito, a competição desenrolar-se-á em jogos de todos contra todos, sendo o sistema de pontuação constante no anexo 1 deste Regulamento.
2. COMPETIÇÃO
2.1
– O Torneio terá início pelas dez horas;
2.2 – Os jogos em cada grupo, desenrolar-se-ão até aos treze pontos (desde que não ultrapassem o tempo regulamentar, entre 40 a 50 minutos) da seguinte forma:
a) Primeira ronda, números pares contra números pares e impares contra impares;
b) Segunda ronda, vencedores contra vencedores e vencidos contra vencidos;
c) Após apurada uma equipa com duas vitórias, as equipas que têm uma vitória cada, disputarão entre si um jogo de desempate a onze pontos (tendo em conta o tempo regulamentar de 40 a 50 minutos), de modo a que seja apurada a segunda equipa com duas vitórias;
d) As equipas que obtiverem duas vitórias irão disputar a Taça Sudoeste Alentejano, as outras irão disputar outro(s) Troféu(s) com a designação a atribuir.
2.3 – Para a disputa das competições mencionadas na alínea d) do ponto, serão efectuados novos sorteios que alinharão as equipas para eliminatórias directas, para que se vão eliminando até ficarem reduzidas a quatro equipas (1/2 Finais);
2.4 – As quatro equipas assim apuradas (em cada competição) jogarão seguindo o mesmo sistema anteriormente estabelecido, apurando-se as vencedoras para disputar o primeiro e segundo lugar (Final) e as duas vencidas para disputarem o terceiro e quarto lugar;
2.5 – Excepcionalmente este torneio poderá ser disputado em pares ou singulares femininos e ou em categorias (Infantil, Cadete e Júnior), tudo dependendo do número de inscrições destas categorias à data do encerramento das mesmas;
2.6 – Obrigatoriamente serão atribuídos prémios até ao terceiro lugar.

Artigo 11.º
(TAÇA ASSIDUIDADE (CLUBES))

1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1
– A Taça Assiduidade será atríbuida ao Clube com maior número de presenças ao longo de toda a época;
1.2 – Para a contagem de presenças, serão somadas todas as participações dos atletas (equipas) do clube independentemente do escalão ou sexo, nas provas integrantes do calendário da APBASA (contando igualmente os Campeonatos Regionais);
1.3 – Este troféu será entregue após o encerramento da época desportiva.

Artigo 12.º
(CAMPEONATO REGIONAL DE CLUBES)

1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1
– O Campeonato Regional de Clubes, será disputado pelos pontos conquistados ao longo da época desportiva, para este troféu somente contarão os pontos obtidos no escalão de Absolutos;
1.2 – Será Campeão Regional de Clubes, aquele que no final da época desportiva tiver maior pontuação.
2. PONTUAÇÕES
2.1
– A pontuação do clube, será encontrada pela soma de pontos atribuídos nos torneios pontuáveis, aos 6 (seis) jogadores do clube com maior número de pontos no Campeonato e ao 3 (três) jogadores com maior pontuação na Consolação (poderão ser os mesmos jogadores a contabilizar nas duas variantes);
2.2 – Os torneios que atribuem pontos são os seguintes:
a) Torneio Aniversário;
b) Taça Terras do Infante;
c) Torneio da APBASA a Organizar anualmente com a designação a aprovar pela Direcção;
d) Torneio Sudoeste Alentejano;
e) Torneios dos Clubes (integrantes do calendário regional da APBASA).
1.4 – Em cada torneio, serão atribuídos a cada jogador da Triplete, os seguintes pontos:
a) Vencedor do Campeonato - 10 pontos;
b) 2.º Classificado no Campeonato – 8 pontos;
c) 3.º Classificado no Campeonato – 6 pontos;
d) 4.º Classificado no Campeonato – 4 pontos;
e) Equipas eliminadas nos quartos de final do Campeonato – 2 pontos
f) Vencedor da Consolação - 5 pontos;
g) 2.º Classificado na Consolação – 4 pontos;
h) 3.º Classificado na Consolação – 3 pontos;
i) 4.º Classificado na Consolação – 2 pontos;
j) Equipas eliminadas nos quartos de final da Consolação – 1 ponto.

Artigo 13.º (Taça do Algarve) 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 - O Torneio (torneio não pontuável) disputa-se em Tripletes e será realizado alternadamente entre a APBASA e a APA, sendo que 1.º será realizado na zona da APBASA; 1.2 - As inscrições deverão ser feitas até à sexta-feira anterior ao dia da competição; 1.3 - O sorteio realizar-se-á no sábado anterior ao dia da competição; 1.4 - O sorteio apurará quatro equipas por série (ter sempre presente que não devem jogar na mesma série duas equipas do mesmo Clube, só excepcionalmente essa situação poderá acontecer, quando o número de equipas do mesmo Clube for superior ao número de séries). 1.5 - O custo da inscrição por equipa será de dez euros, pagos pelos Clubes antes do início do Torneio, até às 9:00 horas. 2. COMPETIÇÃO 2.1 - O Torneio terá início pelas 9:30 horas; 2.2 - Os jogos em cada grupo desenrolar-se-ão até aos treze pontos (desde que não ultrapassem o tempo regulamentar, entre 40 e 50 minutos) da seguinte forma: a) Primeira ronda, números pares contra números pares e impares contra impares; b) Segunda ronda, vencedores contra vencedores e vencidos contra vencidos; c) Após apurada uma equipa com duas vitórias, as equipas que têm uma vitória cada, disputarão entre si um jogo de desempate a onze pontos (tendo em conta o tempo regulamentar de 40 a 50 minutos), de modo a que seja apurada a segunda equipa com duas vitórias; d) As equipas que obtiverem duas vitórias irão disputar a Taça do Algarve, as outras irão disputar outro(s) Troféu(s) com a designação a atribuir. 2.3 - Para a disputa das competições mencionadas na alínea d) do ponto, serão efectuados novos sorteios que alinharão as equipas para eliminatórias directas, para que se vão eliminando até ficarem reduzidas a quatro equipas (1/2 Finais); 2.4 - As quatro equipas assim apuradas (em cada competição) jogarão seguindo o mesmo sistema anteriormente estabelecido, apurando-se as vencedoras para disputar o primeiro e segundo lugar (Final) e as duas vencidas para disputarem o terceiro e quarto lugar; 2.5 - Excepcionalmente este Torneio poderá ser disputado em pares femininos, tudo dependendo do número de inscrições desta cetegoria à data do encerramento das mesmas, se o número de inscrições for inferior a oito equipas, não se disputará a variante feminina. 2.6 - Obrigatoriamente serão atríbuidos prémios até ao terceiro lugar.

Artigo 14.º
(OMISSÕES)

Naquilo que este Regulamento for omisso, regem os Estatutos da APBASA, o Regulamento Oficial de Pétanca e o Regulamento Administrativo da Federação Portuguesa de Pétanca.

Artigo 15.º
(ALTERAÇÕES)

O presente Regulamento poderá ser alterado em Assembleia Geral da APBASA por proposta da Direcção.

Artigo 16.º
(VIGÊNCIA)

O presente Regulamento entra em vigor no dia seguinte ao da sua aprovação pela Assembleia Geral da APBASA.

Anexo 1
A - Todas as competições com 8 ou mais equipas (atletas) em competição, serão disputadas pelo seguinte método:
1.
- Em grupos de 4 equipas (jogadores); Os jogos em cada grupo, desenrolar-se-ão até aos treze pontos da seguinte forma:
a) Primeira ronda, números pares contra números pares e impares contra impares;
b) Segunda ronda, vencedores contra vencedores e vencidos contra vencidos;
c) Após apurada uma equipa com duas vitórias, as equipas que têm uma vitória cada, disputarão entre si um jogo de desempate a onze pontos, de modo a que seja apurada a segunda equipa com duas vitórias;
d) As equipas que obtiverem duas vitórias seguirão para a 2.ª Fase da competição;
2. – Para a disputa da 2.ª Fase, serão efectuados novos sorteios que alinharão as equipas para eliminatórias directas, de forma a que se vão eliminando até ficarem reduzidas a quatro equipas (1/2 Finais);
3. – As quatro equipas assim apuradas (em cada competição) jogarão seguindo o mesmo sistema anteriormente estabelecido, apurando-se as vencedoras para disputar o primeiro e segundo lugar (Final) e as duas vencidas para disputarem o terceiro e quarto lugar.

B - Todas as competições com menos de 8 equipas (atletas) em competição, serão disputadas pelo seguinte método:
1.
– Jogam todas contra todas a uma volta, sendo a seguinte a forma de pontuação:
a) Para a equipa vencedora, 100 pontos mais o número de pontos obtidos, menos o número de pontos sofridos;
b) Para a equipa vencida, o número de pontos obtidos;
Exemplo: Equipa A – 13 pontos, Equipa B – 8 pontos (a equipa A somará 105 pontos resultante de 100+13-8 e a Equipa B somará 8 pontos);
2. – A classificação será estabelecida da seguinte forma:
a) Pelo número de pontos;
3. – Em caso de igualdade pontual, o desempate será feito sucessivamente da seguinte forma:
i) Pelo resultado do jogo realizado entre as equipas empatadas;
ii) Pela diferença entre os pontos obtidos e os pontos sofridos;
iii) Novo jogo entre as equipas que permaneçam empatadas.

Anexo 2

Regulamento da Prova por Tempo

Femininos A prova disputa-se em grupos, jogando todas as atletas contra todas. Apuram-se a 1.ª e 2.ª classificadas para o Campeonato e a 3.ª e 4.ª classificadas para a Consolação. Tendo sempre em consideração o constante no Anexo 1, B.

Masculinos A prova disputa-se em grupos. Apuram-se o 1.º e 2.º classificados para o Campeonato e os 3.º e 4.º classificados para a Consolação.

As partidas iniciam às 10:00 horas; para a Taça do Algarve iniciaram às 9:30 Tempo

  • As partidas jogam-se por tempo (entre 40 e 50 minutos).
  • Recorda-se que o tempo máximo permitido para jogar uma bola é de 30 segundos.
  • Os jogadores têm que estar junto aos respectivos terrenos de jogo para iniciar a partida após o apito do árbitro.
  • Todas as equipas terão uma ficha do grupo com os campos onde vão jogar (caso os campos estejam enumerados).
  • As equipas que não se encontrarem no terreno à hora prevista de jogo, serão penalizadas com um ponto por cada dois minutos de atraso, sendo que esses pontos serão atríbuidos à equipa que espera.
  • Qualquer equipa incompleta pode começar a partida. O jogador em falta pode entrar a qualquer momento, mesmo no decorrer da jogada.
  • Após o apito do árbitro, a jogada tem que ser sempre terminada.
  • Depois da fase de grupos, ao apito do árbitro, se houver empate, faz-se mais uma jogada para desempate. Caso o empate persista (por exemplo: jogada anulada), será vencedor da partida a equipa que pontuouprimeiro.

PISTAS

  • Ao lançar o buchão, este tem que estar no mínimo a 50cm das laterais e a 1mt das cabeceiras. Só será permitido um lançamento a cada equipa.
  • Se o buchão sair, ou se, se deslocar para outro terreno de jogo será nulo.
  • É expressamente proibido mexer no terreno.

MEDIÇÃO

  • Após ser chamado o árbitro para a medição de um ponto, se houver mais de dois milímetros de diferença, a equipa que perde o ponto será penalizada com um ponto por cada milímetro que houver de diferença, a favor da outra equipa.

RESULTADOS

  • Depois de cada partida os capitães da equipa vencedora, têm de ir à mesa entregar o resultado do jogo ou a ficha assinada pelo capitão de equipa vencida. (Sugerimos que verifiquem bem o resultado antes de assinar, não se aceitam reclamações).

Aprovado em Assembleia Geral no dia 29 de Janeiro de 2011

Anexo 3 APURAMENTO DO 5.º CLASSIFICADO PARA AS PROVAS NACIONAIS:

A) - Serão repescadas as 4 equipas eliminandas nos quartos de final;

B) - Será feito um sorteio entre as 4 equipas para definir quem joga contra quem;

C) - As partidas serão disputadas a 11 pontos, apurará as duas equipas vitoriosas, que por sua vez disputarão entre si mais uma partida, também a 11 pontos, a equipa vencedora ficará assim apurada para o 5.º classificado.

- OBTENHA AQUI OS REGULAMENTOS DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PÉTANCA

- OBTENHA AQUI OS ESTATUTOS DA APBASA